As aprendizagens que foram
construídas e (re)significadas permitira as diversas formas de endereçamento, a
construção da cultura, corpo e significados que as mídias produzem no contexto
atual entre jovens e adolescentes. Assim
como suas influências nas ações tanto positivas através do crescimento na formação
enquanto pessoa como negativa através de propostas mentirosas e enganosas a fim
de requerer lucro.
Tendo em vista a constituição das
infâncias e adolescências na contemporaneidade a disciplina de mídias e
educação proporcionou a identificação
dos jovens através de propagandas e personagens que retratem comportamentos
esperados, onde jovens tornam-se
figuras elementais, filmes, livros. Tendo como objetivo moldar
comportamentos previsíveis capazes de tornar atraente o produto vendido. Outra
questão em destaque são os sujeitos individualizados, através do culto da individualidade, em que
buscam o melhor para si, sem levar em conta o grupo, família e a sociedade na
qual estão inseridos. Como consequência desses fatores trabalhados pela mídia,
surge à adolescência como ponto de
partida, onde as pessoas se deixam influenciar pelas propostas
apresentadas nas mídias em que cultivam a adolescência, seja em modo de pensar,
agir, se vestir e até mesmo consumir. Sendo assim, se resume um atropelamento da mídia sobre os interesses
dos jovens e adolescentes e a violência
sobre a imagem.
As temáticas abordadas no
contexto da disciplina que despertaram maior interesse foi o fato da mídia proporcionar conhecer o
mundo através de propagandas, filme, vídeos. Não se pode negar que a influência
da mídia no comportamento humano é de extrema relevância, por isso a escola não
pode ficar distante das mudanças que ocorre na sociedade, mudanças sociais e
tecnológicas. Onde as redes e tecnologias digitais potencializam os espaços de
interação e colaboração e favorecem o processo de ensino e aprendizado
reconfigurando os papéis de professores e alunos.
As contribuições da disciplina
para a formação acadêmica:
O
trabalho realizado em sala de aula é construtivo ao fazer uso da linguagem
audiovisual através de filmes e documentários sobre as relações sociais e
educacionais. Permitindo e instigando o aluno na revelação de pontos de vistas
críticos sobre os variados temas. Possibilitando assim a construção de um
indivíduo consciente capaz de fazer escolhas que envolvam o seu melhor
desenvolvimento nas relações sociais.
Pensar o
contexto educacional no âmbito da cultura digital é algo inevitável, mesmo se
as escolas/faculdades e mesmo os professores insistirem em desconsiderar os
novos espaços, os alunos já estão inseridos e em algum momento eles
compartilham algo referente ao que aprendem.
Imagem que estabelece relações
com as reflexões construídas.
A figura escolhida remete a ideia
de trazer para o ambiente escolar as redes sociais e tecnologias na tentativa
de integrar estes dois mundos de forma que se proporcione uma didática voltada
ao contexto atual em que os alunos estão vivendo. De maneira que as aulas
fiquem mais interessantes e o aprendizado aconteça com fluidez e naturalidade. Os
professores precisam se atualizar para gerar interesse da turma e provocar
situações de inquietação criadora.
Aline...
ResponderExcluirNesta postagem é possível perceber o movimento reflexivo experienciado por ti no decorrer da disciplina Mídias e Educação e as aprendizagens construídas nesta trajetória! Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender contigo neste semestre! Um grande e afetuoso abraço. Profa. Joice
Olá querid@! Parabéns pelo blog! Adoramos te conhecer e conviver contigo durante esse semestre! Através das tuas postagens podemos perceber o quanto te apropriasse das discussões tecidas no contexto da disciplina. Também foi ótimo ver o teu envolvimento e comprometimento com as atividades propostas! Beeijo enorme das monitor@s Ju e Aline.
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