quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mídias e Educação: Aprendizagens Construídas



As aprendizagens que foram construídas e (re)significadas permitira as diversas formas de endereçamento, a construção da cultura, corpo e significados que as mídias produzem no contexto atual entre jovens e adolescentes.  Assim como suas influências nas ações tanto positivas através do crescimento na formação enquanto pessoa como negativa através de propostas mentirosas e enganosas a fim de requerer lucro.

   Tendo em vista a constituição das infâncias e adolescências na contemporaneidade a disciplina de mídias e educação proporcionou a identificação dos jovens através de propagandas e personagens que retratem comportamentos esperados, onde jovens tornam-se figuras elementais, filmes, livros. Tendo como objetivo moldar comportamentos previsíveis capazes de tornar atraente o produto vendido. Outra questão em destaque são os sujeitos individualizados, através do culto da individualidade, em que buscam o melhor para si, sem levar em conta o grupo, família e a sociedade na qual estão inseridos. Como consequência desses fatores trabalhados pela mídia, surge à adolescência como ponto de partida, onde as pessoas se deixam influenciar pelas propostas apresentadas nas mídias em que cultivam a adolescência, seja em modo de pensar, agir, se vestir e até mesmo consumir. Sendo assim, se resume um atropelamento da mídia sobre os interesses dos jovens e adolescentes e a violência sobre a imagem.

     As temáticas abordadas no contexto da disciplina que despertaram maior interesse foi o fato da mídia proporcionar conhecer o mundo através de propagandas, filme, vídeos. Não se pode negar que a influência da mídia no comportamento humano é de extrema relevância, por isso a escola não pode ficar distante das mudanças que ocorre na sociedade, mudanças sociais e tecnológicas. Onde as redes e tecnologias digitais potencializam os espaços de interação e colaboração e favorecem o processo de ensino e aprendizado reconfigurando os papéis de professores e alunos.

    As contribuições da disciplina para a formação acadêmica:

O trabalho realizado em sala de aula é construtivo ao fazer uso da linguagem audiovisual através de filmes e documentários sobre as relações sociais e educacionais. Permitindo e instigando o aluno na revelação de pontos de vistas críticos sobre os variados temas. Possibilitando assim a construção de um indivíduo consciente capaz de fazer escolhas que envolvam o seu melhor desenvolvimento nas relações sociais.
Pensar o contexto educacional no âmbito da cultura digital é algo inevitável, mesmo se as escolas/faculdades e mesmo os professores insistirem em desconsiderar os novos espaços, os alunos já estão inseridos e em algum momento eles compartilham algo referente ao que aprendem.

   Imagem que estabelece relações com as reflexões construídas.

A figura escolhida remete a ideia de trazer para o ambiente escolar as redes sociais e tecnologias na tentativa de integrar estes dois mundos de forma que se proporcione uma didática voltada ao contexto atual em que os alunos estão vivendo. De maneira que as aulas fiquem mais interessantes e o aprendizado aconteça com fluidez e naturalidade. Os professores precisam se atualizar para gerar interesse da turma e provocar situações de inquietação criadora.



2 comentários:

  1. Aline...
    Nesta postagem é possível perceber o movimento reflexivo experienciado por ti no decorrer da disciplina Mídias e Educação e as aprendizagens construídas nesta trajetória! Foi um prazer e uma enorme satisfação conviver e aprender contigo neste semestre! Um grande e afetuoso abraço. Profa. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá querid@! Parabéns pelo blog! Adoramos te conhecer e conviver contigo durante esse semestre! Através das tuas postagens podemos perceber o quanto te apropriasse das discussões tecidas no contexto da disciplina. Também foi ótimo ver o teu envolvimento e comprometimento com as atividades propostas! Beeijo enorme das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir