terça-feira, 23 de outubro de 2012

Carta 11 Bauman: Os Gastos dos Adolescentes




          
O capítulo “Os Gastos dos adolescentes” de Zygmunt Bauman inicia com a discussão de que o padrão de gastos dos jovens começa a se manifestar muito mais cedo se comparados a alguns anos atrás. Isso porque as os objetos de consumo estão mais acessíveis e acompanhados de propagandas mais sedutoras e atraentes.
Ele argumenta como efeito dessa onda de consumo entre os jovens proporciona cada vez mais o desapego e o desaparecimento de laços afetivos com os objetos adquiridos, importando apenas para os adolescentes o momento da compra, ou seja, o estilo adquirido e não a “amizade duradoura”.
        Bauman cita o leitor Giacomo Segantini que não concorda com a visão generalista do autor. Uma vez que Giocomo não vive a mesma realidade, onde consome o mínimo possível por que não tem condições para bancar esse estilo de vida moderno. Ele apenas ignora as mensagens de Marketing. Bauman admira a força de vontade  atitude de Giacomo de resistir a esse mundo de tentações que nos é apresentado diariamente e mais que isso de remar contra toda essa maré.
        Mas o autor pontua outras personalidades inseridas no mesmo contexto de Giacomo, mas que não conseguem simplesmente bloquear as mensagens de consumo, e passam a serem vistos como consumidores insuficientes ou inadequados, falhos ou fracassados.
        A ideia principal do texto se resume em uma frase do autor: “Render-se ao fluxo da maré tem um custo monetário; nadar contra ela também tem seu preço, nem sempre monetário, mas provavelmente mais doloroso e difícil de pagar”.
       Esta carta em especial nos remete a refletir os valores da sociedade moderna, onde tudo que não tem utilidade se joga fora, onde os valores estão se perdendo. O pior é que esta ideia de que tudo é substituível e descartado rápido esta migrando para os relacionamentos das pessoas, afetando o universo social. É preciso reinventar novas práticas de consumo com consciência e valorizar aquilo que se tem e quem se é.
        O vídeo logo abaixo apresenta uma breve reflexão sobre a questão desencadeada pelo assunto do texto.






http://www.youtube.com/watch?v=906J1qKkXR8

Nenhum comentário:

Postar um comentário