sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reflexão sobre a qualidade da sociedade




            A indústria de hoje descobriu o poder de persuasão que as crianças têm na hora da compra, por isso torna-se cada vez mais corriqueiro o bombardeio por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.
O documentário “Criança a alma do negócio” reflete bem essa ideia, onde a criança virou o centro das atenções do mundo da publicidade. Como resultado, crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos, mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Refletindo assim, a perda dos valores que aumenta cada vez mais ensinando valores fúteis, e estimulando apenas a competição não saudável e o egoísmo, prometendo a alegria e inscrição na sociedade. Muitas  vezes pago por um preço muito alto, a perda da infância.
A mídia faz uso da imaturidade e vulnerabilidade das crianças para afetar os adultos, o consumismo na infância é cada vez mais frequente, mas talvez não seja só culpa da mídia, mas sim também dos pais que por amar demais acabam esquecendo o limite. O documentário nos faz refletir sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes onde o TER supera o SER ! ! !

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline! Parabéns pelo blog, achamos ele muito atrativo, enriquecido com diversos link e imagens. Apesar de vires de outra área (Administração) podemos perceber o quanto conseguisse te apropriar das reflexões tecidas no contexto da disciplina. Isso demonstra o quanto estás envolvida com a mesma. A partir dessa postagem ficamos inquietas com a questão da perda da infância, pois pensamos que não se trata de um desaparecimento dessa categoria social, mas que existem múltiplas possibilidades de vivenciar a infância. Um grande abr@ço, Juh e Aline.

    ResponderExcluir