sexta-feira, 27 de abril de 2012

Produções Midiáticas





Por intermédio da mídia que construímos uma ideia de como são as pessoas do outro lado do mundo, de como se comportam cidadãos de diversas culturas e religião. Dessa forma, podemos também absorver seus valores, sua forma de ver o mundo e, portanto fazer uma leitura crítica e mostrar que todos os produtos da mídia carregam pontos de vista culturais e sociais específicos que nos ajudam na construção do entendimento da realidade. Ou seja, é através da difusão das representações sociais e culturais veiculadas na mídia, que certos valores são perpetuados, rejeitados ou transformados. Concluindo essa ideia a mídia pode ser considerada a principal janela interpretativa da vida contemporânea participando da constituição dos sujeitos e formação das pessoas.
A mídia nos proporciona conhecer o mundo através dos desenhos, filmes, seriados, jornalismo, entre outras produções, com objetivo de atrair o maior número de espectadores, sejam eles adultos e crianças no intuito de gerar lucros.  Onde as produções midiáticas se utilizam de abordagens sensacionalistas e apelativas em detrimento do desejo de consumir um bem ou até mesmo o estado emocional de prazer. As relações entre as produções midiáticas e os diversos públicos se estabelecem através de uma manipulação poderosa e irresistível que existe por trás das grandes produções midiáticas apoderada de total domínio dos meios e controle do pensamento das massas de forma irrepreensível.
Não se pode negar que a influência da mídia no comportamento humano é de extrema relevância, por isso a escola não pode ficar distante das mudanças que ocorre na sociedade, mudanças sociais e tecnológicas. Acompanhando tal pensamento o trabalho realizado em sala de aula pode se tornar construtivo ao fazer uso da linguagem audiovisual, através de filmes, documentários sobre as relações sociais e educacionais. Permitindo e instigando o aluno na revelação de pontos de vistas críticos sobre os variados temas. Possibilitando assim a construção de um indivíduo consciente capaz de fazer escolhas que envolvam o seu melhor desenvolvimento nas relações sociais.

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