Importância das discussões sobre mídias e educação no contexto
contemporâneo...
O atual cenário
da sociedade é marcado pela competitividade, passando a exigir um indivíduo e
trabalhador dotado de competências técnicas, múltiplas, capacidade de aprender e adaptar-se a situações
novas. Nesse contexto marcado por mudanças sociais e econômicas, as discussões
sobre a ferramenta pedagógica mídias e educação vem a contribuir para a
formação do indivíduo ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação
e comunicação. Permitindo ir além das práticas meramente instrumentais e desenvolver
práticas reflexivas sobre o mundo que o cerca.
Em época de
mudanças de paradigmas e discussão sobre novas formas de ensinar, surge a
necessidade de novos meios de formulação de práticas pedagógicas capazes de
proporcionar apoio na formação das crianças e jovens com o intuito de amparar e
proporcionar um senso crítico quanto às decisões e escolhas, facilitando a
interpretação e reflexão sobre a realidade apresentada. Cabe ao educador promover situações de
aprendizagem onde às mídias sociais possam se caracterizar como uma experiência
de comunicação, de colaboração, de criação de conteúdos e de interação social
sem os limites e as imposições do tempo e do espaço.
Reflexões acerca da articulação entre mídia,
cultura e educação...
Frente à cultura
fragmentada e mundializada, cabe a socialização das novas gerações por meio da
interação da educação e comunicação, no sentido de homogeneizar as estruturas
sociais e formar um cidadão competente para o futuro. Cresce a importância das interações mediatizadas
e das mensagens simbólicas trabalhadas no âmbito da educação. Onde a escola e a
mídia desempenham o papel de difusoras de uma espécie de síntese dos valores
hegemônicos que formam o senso indispensável á vida social.
Bibliografia: BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação - 2. ed.
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