quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mídias-Educação



Importância das discussões sobre mídias e educação no contexto contemporâneo...

O atual cenário da sociedade é marcado pela competitividade, passando a exigir um indivíduo e trabalhador dotado de competências técnicas, múltiplas,  capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas. Nesse contexto marcado por mudanças sociais e econômicas, as discussões sobre a ferramenta pedagógica mídias e educação vem a contribuir para a formação do indivíduo ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação. Permitindo ir além das práticas meramente instrumentais e desenvolver práticas reflexivas sobre o mundo que o cerca.

Em época de mudanças de paradigmas e discussão sobre novas formas de ensinar, surge a necessidade de novos meios de formulação de práticas pedagógicas capazes de proporcionar apoio na formação das crianças e jovens com o intuito de amparar e proporcionar um senso crítico quanto às decisões e escolhas, facilitando a interpretação e reflexão sobre a realidade apresentada.  Cabe ao educador promover situações de aprendizagem onde às mídias sociais possam se caracterizar como uma experiência de comunicação, de colaboração, de criação de conteúdos e de interação social sem os limites e as imposições do tempo e do espaço.


Reflexões acerca da articulação entre mídia, cultura e educação...

Frente à cultura fragmentada e mundializada, cabe a socialização das novas gerações por meio da interação da educação e comunicação, no sentido de homogeneizar as estruturas sociais e formar um cidadão competente para o futuro.  Cresce a importância das interações mediatizadas e das mensagens simbólicas trabalhadas no âmbito da educação. Onde a escola e a mídia desempenham o papel de difusoras de uma espécie de síntese dos valores hegemônicos que formam o senso indispensável á vida social.

Bibliografia: BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação - 2. ed.

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